segunda-feira, 12 de setembro de 2022

AMÉRICA LATINA EM ORAÇÃO PELA CASA COMUM


O Tempo da Criação é a celebração cristã anual para escutar e responder conjuntamente ao grito da Criação: a família ecumênica e inter-religiosa ao redor do mundo se une para orar e proteger nossa Casa Comum. A "Celebração" começou em 1 de setembro, com o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, e termina em 4 de outubro, a Festa de São Francisco de Assis, o santo padroeiro da ecologia amado por muitas denominações cristãs. Este ano vamos nos unir em torno do tema: "Escutar a Voz da Criação"

Durante o Tempo da Criação, várias atividades e celebrações estão acontecendo ao redor do mundo inteiro. Nossa oração e ação comum podem nos ajudar a escutar as vozes que são silenciadas. Na oração, lamentamos cada pessoa em particular, comunidades, espécies e ecossistemas que estão perdidas/os, e aquelas/es cujo sustento está ameaçado pela perda de habitat e pelas mudanças climáticas. Na oração, colocamos como centro o grito da Terra e o grito dos Pobres. Que este Tempo da Criação de 2022 possa renovar nossa unidade ecumênica e inter-religiosa, renovando e unindo-nos por nosso vínculo de Paz em um Espírito, em nosso chamado para cuidar de nossa Casa Comum. E que este tempo de oração e ação seja um tempo para escutar a Voz da Criação, para que nossas vidas em palavras e atos proclamem boas novas para toda a Terra.

E para nos unirmos nessa corrente de oração, a Comissão Socioambiental, em parceria com a Comissão Socioambiental Inter-religiosa da Paróquia São Domingos - Perdizes/SP e  com a Universidade Católica de Trujillo (UCT) - Peru promovem no dia 17 de setembro uma live inter-religiosa cujo tema é o cuidado para com a nossa Casa Comum. Por isso, 
chama todas as pessoas das mais diversas crenças, pois o cuidado com a natureza é um preceito fundamental em todas as matrizes religiosas e um compromisso ético e espiritual.
Nosso objetivo é sensibilizar todos para esse cuidado, sobretudo considerando os processos de destruição que estão acontecendo.

As comunidades de fé e oração podem ampliar as vozes das pessoas jovens, dos povos indígenas, das mulheres e das comunidades afetadas que não são ouvidas na sociedade. Através dessa live, podemos lembrar aquelas/es que são deslocadas/os ou desapareceram dos espaços públicos e dos processos políticos. 
Escutar a voz da criação oferece aos membros da família cristã um rico ponto de entrada para o diálogo e a prática inter-religiosa e interdisciplinar. Ao escutar a voz de toda a criação, a humanidade se une na vocação de cuidar de nossa casa comum (oikos).

Participem!
Dia 17 de setembro, às 18 horas (horário de Brasilia)
Link: https://bit.ly/AL-en-Oracion  

Transmissão pelo Canal da Comissão Socioambiental.








Nenhum comentário:

Postar um comentário