quarta-feira, 19 de junho de 2019

Segundo Café Sociológico 2019. Tema: Pró Sínodo da Amazônia - Ivo Polleto

No dia 15 de junho de 2019 aconteceu no Colégio Nossa Senhora Aparecida, em São José dos Campos, o Café Sociológico, promovido pela Associação para o Ensino Social da Igreja e a Comissão Socioambiental, ambos organismos da Diocese de São José dos Campos - Igreja Católica.

O Café Sociológico teve como assessor o sociólogo Ivo Polleto, filósofo e cientista social. Polleto, trabalha atualmente como assessor educacional no Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social, que articula movimentos, entidades e pastorais sociais em torno da defesa dos direitos sociais da população afetada pelas mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento global. Entre 1975 e 1992, foi o 1º secretário executivo da Comissão Pastoral da Terra; de 1993 a 2002, foi assessor da Cáritas Brasileira; em 2003 e 2004, foi membro da Equipe de Mobilização Social do Programa Fome Zero, do governo federal – sobre esse período, escreveu o livro Brasil: oportunidades perdidas – Meus dois anos no Governo Lula (Editora Garamond, 2005).

Ivo Polleto realizou sua fala diante de um grupo de cerca de 50 pessoas, destacando as intenções poder econômico mundial e as ameaças a Amazônia, as pressões junto as riquezas minerais que ocasionam a perda da biodiversidade, tão importante para o equilíbrio do clima no planeta. Falou também da importância sobre valorização dos povos indígenas e um contexto de tantas ameaças. Outro tema abordado foi o Sínodo para a Pan Amazônia, um chamado especial do Papa Francisco para a evangelização inculturada neste território, mas também um alerta para a defesa dos mais frágeis: os povos indígenas, a floresta e toda sua fauna e flora.

Segue imagens do encontro:



Nenhum comentário:

Postar um comentário