domingo, 6 de dezembro de 2015

Cardeal Cláudio Hummes: vencer a crise do clima

Texto completo com áudio - Rádio Vaticano: Cardeal Cláudio Hummes: vencer a crise do clima 

A COP 21 – a Conferência sobre o Clima está a decorrer em Paris até ao dia 11 de dezembro e os representantes dos governos do mundo inteiro têm como missão planear um programa que contenha o aumento da temperatura, que está a ameaçar a saúde, a economia, e a sobrevivência da humanidade.
O planeta está mal e a pagar o preço das inundações, da desertificação e das mudanças climáticas são os mais pobres e os povos mais vulneráveis. Chegou a hora de agir. Quem o afirma é o Cardeal Cláudio Hummes, Presidente da Rede Eclesial Pan-Amazónica, que foi a Paris e aí entregou às autoridades das Nações Unidas e do Governo francês mais de um milhão e oitocentas mil assinaturas recolhidas em todo o mundo pelo Movimento Católico pelo Clima (MCGC). Este movimento pede justiça e decisões em favor da humanidade e da Criação. O Cardeal Hummes prestou declarações aos jornalistas e deixamos aqui um excerto que foi publicado pelo Programa Brasileiro da Rádio Vaticano:
“Foi um momento em que se mostrou a grande participação do mundo, hoje, da sociedade que está se movimentando nestes dias. Mais uma vez como o mundo está preocupado e ao mesmo tempo, esperançoso, que os nossos governantes tenham a vontade política de assumir esta responsabilidade, que não será fácil, claro, de tomar um novo caminho para podermos vencer esta crise do clima. É preciso reduzir as emissões de carbono, diminuir e aos poucos eliminar a utilização de combustíveis fósseis; todos nós sabemos como isto é difícil, pois  grande parte do mundo a continua produzindo e faz disto a sua riqueza, suas possibilidades de desenvolvimento. Como conseguir que realmente se comece um processo de diminuir o uso de combustíveis fósseis para passar para outras energias alternativas. Sabemos que este é um processo que deve ser começado. O Papa já disse, agora, em Bangui, que é preciso agir agora ou nunca mais, porque o mundo está à beira de um suicídio. Então é preciso agir, por mais que isto custe e transformar um sistema econômico produtivo baseado neste tipo de energia e combustíveis fósseis, que é, senão a principal, uma das principais causas das mudanças climáticas, que estão havendo e que estão destruindo o planeta”. 
“É claro que tudo isso não se resume apenas nos combustíveis fósseis, muitas outras coisas são necessárias: um crescimento menos voraz e menos destrutivo do planeta, menos consumista, com menos desperdício de alimentos, de energias, de água... enfim, há tantas coisas que devem ser abordadas, como a questão de como reciclar lixo, como tratá-lo, para não deixar para o futuro – como diz o Papa – um planeta que na verdade acaba sendo uma lixeira nuclear, industrial, doméstica, de lixo de tantas origens. Tudo isto faz parte deste grande empenho que o mundo terá que assumir para poder vencer esta crise climática e a crise ecológica”. 
O Cardeal Cláudio Hummes tem esperança de que a Conferência de Paris obtenha um acordo vinculante sobre as emissões de gás carbónico. Nos últimos anos, o acumular de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera tem aumentado de forma acelerada e assim, a aposta em Paris, é fechar um acordo que limite as emissões de gases com efeito estufa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário