segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

MOVIMENTO CATÓLICO GLOBAL PELO CLIMA

A primeira semana da Cúpula do Clima de Paris terminou oficialmente sem nenhum progresso significativo pois ainda existem enormes divisões entre os países sobre a maioria dos pontos-chave.
Estamos aqui em Paris para as negociações, juntamente com vários membros do nosso Movimento Católico Global pelo Clima, seguindo os detalhes das negociações e coordenando com outras organizações da sociedade civil para fazer a diferença.

Há muitas grandes disputas não resolvidas como, por exemplo,  a meta de temperatura: cerca de 110 países (incluindo a grande maioria dos países pobres) pedem por uma meta ambiciosa de 1,5 graus Celsius, e alguns dos principais poluidores estão pressionando por uma meta menos ambiciosa de 2 graus, com grandes chances de impor sua posição e assinar uma sentença de morte para milhões nos países mais pobres (a nossa Petição Católica pelo Clima apoia a meta de 1,5 com uma larga coalizão da sociedade civil). Outros temas controversos, que também precisam ser negociados na próxima semana, são o apoio financeiro aos países pobres para lidar com as mudanças climáticas, os termos para os países para relatar adequadamente suas emissões para acompanhar o progresso em direção a sua meta nacional, a inclusão dos Direitos Humanos e da Segurança Alimentar no texto do tratado, etc (você pode ler mais aqui e nesta coletiva de imprensa). 
É muito lamentável que os negociadores do governo, especialmente aqueles dos grandes países poluidores, estão sendo egoístas em algumas destas questões importantes.Mas sabemos que ainda há esperança.
Portanto, nesta semana crítica para o futuro, nós convidamos você a continuar fazendo o que temos feito nos últimos meses:
1) NOS AJUDAR A ALCANÇAR 1 MILHÃO DE ASSINATURAS PARA O PRESIDENTE HOLLANDE:
Na semana passada nós apresentamos 840.000 assinaturas para a Secretária das Nações Unidas Christiana Figueres em Paris, com o Cardeal Hummes representando nosso movimento católico (você já viu as imagens desse evento histórico inter-religioso?).E nós vamos encontrar com o Presidente Francês François Hollande próxima quinta-feira (10 de dezembro) para entregar nossas assinaturas da petição! Isto é ENORME. Como você sabe, o governo francês é o presidente da conferência COP21, então este evento com o Presidente Hollande é de enorme valor simbólico.
Nós já temos mais de 870 mil. Ajude-nos a coletar 1 milhão de assinaturas nos próximos dias. 
2) VAMOS REZAR PARA OS NEGOCIADORES DA COP21
Nosso movimento tem rezado 24 horas por dia, 7 dias por semana, através da nossa corrente de oração #RezemosPorCop21. Vamos invadir o céu com milhares de orações na próxima semana, por favor, inscrever-se para, pelo menos, um momento de oraçãoLembre-se de se juntar ao "Rezemos pela COP21". Você também pode ainda inscrever-se aqui para receber as atualizações ao vivo sobre a cúpula do clima acompanhado por uma oração diária.
JUNTE-SE #REZEMOSPORCOP21
Muito está em jogo nestas negociações: o destino de milhões de pessoas em países vulneráveis ​​às mudanças climáticas, o futuro de nossos filhos, a integridade da criação de Deus, o desenvolvimento de economias em dificuldades. Com tantos interesses conflitantes, sabemos que o Espírito Santo trabalha através das pessoas e pode fazer a diferença.
De Paris em solidariedade e oração,
Tomás, em nome da equipe MCGC

Nenhum comentário:

Postar um comentário