segunda-feira, 3 de abril de 2023

 

Comissão Socioambiental visita a Obra Social Célio Lemos

Samuel Farias e Lúcia Villas Boas

O cuidado da casa comum é uma atitude humana, que deve unir esforços de todas as pessoas, independente de crença e consequente respeito às diversidades. Dado o atual estado das coisas, urge estratégias de coletividade e interdisciplinaridade para uma ecologia integral. Plenos da necessidade na avaliação de melhores práticas e exemplos de todo  esse cuidado, a Comissão socioambiental esteve em visita à Obra Social Célio Lemos-OSCL, organização da comunidade espírita em São José dos Campos.

Nesta obra encontram-se os melhores exemplos de gestão da sustentabilidade em instalações educacionais, com ação concreta para reduzir, ou até mesmo mitigar os impactos causados pelas atividades de uma creche pública, mantida em parceria com a cidade. Entretanto, as estratégias de sustentabilidade da OSCL são voluntárias e que surgiram principalmente pela iniciativa de pessoas como o Sr. Carlos Villarraga, hoje responsável pela gestão de projetos de sustentabilidade que tem como base os ODS-Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030 da ONU.

Na OSCL pudemos realizar contato direto com experiências singulares de geração de energia fotovoltaica, captação de água de chuva, aquecimento de água, compostagem, e uma horta orgânica que fecha um ciclo virtuoso de economia circular das atividades educacionais que tem como responsabilidade principal o cuidado com 312 crianças em seu ciclo inicial de convívio social. É importante ver que os diversos projetos são também oriundos de parcerias com empresas parceiras e com um esforço de captação de recursos lastreados pelo tripé da sustentabilidade.

Os projetos que mais interessam à Comissão Socioambiental são os projetos de compostagem e horta orgânica, onde pudemos observar, trocar conhecimento e vivência. Temos em nosso planejamento diocesano ações para multiplicar exemplos de compostagem e hortas orgânicas, seguindo métodos similares aos da OSCL. O objetivo da comissão é de implantar esses projetos em Obras Sociais e comunidades paroquiais da Diocese de São José dos Campos. Por hoje, há dois projetos-piloto de compostagem, um na Faculdade Católica (Seminário) e outro na comunidade Santo Expedito- Paróquia São Bento, ambos embrionários e com baixa adesão por parte de paroquianos e colaboradores.

Na OSCL a compostagem e horta orgânica interagem como um projeto integrado, que tem na circularidade de ciclo fechado sua base fundamental. Os resíduos orgânicos das cozinhas da creche são matéria prima para as cinco técnicas de compostagem que fornecem insumos para a horta orgânica sem defensivos agrícolas industriais e químicos. A horta gera ocupação e renda, com alocação de funcionário e estágio universitário, além de contar com voluntários da comunidade que se desdobram em turnos de trabalho. Eles juntos garantem que todo o trabalho esteja em consonância com a natureza e seus ciclos de preparo da terra, plantio, cultivo e colheita. Ademais, a OSCL protagoniza-se pela produção orgânica, com método agroflorestal também em curso, para uma variedade de frutos, leguminosas e verduras. É comida sem veneno para alimentação de crianças em estágios iniciais de desenvolvimento, professoras, funcionários, voluntários e clientes. Neste ciclo cabe mencionar mais de uma centena de espécies presentes, parte destas manejadas de forma sustentável. A horta da OSCL é um belo exemplo da criação e de como tudo está interligado. Nossa comunidade católica pode se debruçar sobre esse exemplo e multiplicá-los, inclusive em espaços-horta que já existem em algumas de nossas obras sociais.

Ainda em consonância com a sustentabilidade, na OSCL há um grupo organizado de compradores para venda do excedente produzido pela horta que não é consumido pelas atividades educacionais e de outros projetos. Os recursos advindos da venda desses produtos orgânicos, de compotas e geleias (produzidos inclusive com cascas de frutas em geral) são revertidos para a sustentabilidade do projeto e também contribui para manter outros projetos com as crianças da obra. Inclusive, a OSCL entrega alimentos de qualidade e dá apoio quando possível para a Casa de Assis, fraternidade franciscana de nossa Diocese que acolhe e distribui alimentos para pessoas em vulnerabilidade e para irmãs e irmãos em situação de rua.

A OSCL tem muito a nos ensinar, mas o principal ensinamento que nos deixa é de que seguir a Nosso Mestre e Senhor Jesus é cuidar de tudo e de todos, sem exceção e não deixar nada se perder!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário