quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Pró Sínodo para a Amazônia - Diocese de São José dos Campos


Pró Sínodo para a Amazônia
Diocese de São José dos Campos em sintonia com o Papa Francisco
Tudo está interligado

Objetivo: 

Possibilitar que a Diocese de São José dos Campos conheça o Sínodo da Amazônia, reafirmando a sua missão e defesa deste território e de seus povos, por meio do entendimento da ecologia integral, para a construção de uma Igreja com o rosto amazônico.

O evento aconteceu nos dias 28 e 29 de Setembro de 2019, nas dependências do Colégio Nossa Senhora Aparecida, em São José dos Campos São Paulo.

A abertura do encontro às 8h do dia 28. Na sequência, a primeira conferência abordou o tema “Por uma consciência planetária no contexto do Sínodo para a Amazônia”, com o Irmão Afonso Murad, doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma. Murad também possui MBA em Gestão e tecnologias Ambientais pela Universidade de São Paulo (USP) e é colaborador na Rede Eclesial Panamazônica (REPAM).

Na parte da tarde, o tema “Da Amazônia a Roma: o desafio de sermos uma Igreja sinodal, em saída, na defesa da Casa Comum” foi apresentado por Moema Miranda, antropóloga, com mestrado em Antropologia Social, pelo Museu Nacional – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Miranda integra a equipe docente do Instituto Teológico Franciscano (ITF), onde participa do Grupo de Estudos em Ecoteologia. É doutoranda em Filosofia, na PUC-RJ. É secretária da Rede Iglesias y Mineria, da qual participam 70 entidades da América Latina. É assessora do grupo de trabalho Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e integra o Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração. Coordena o Projeto “Diálogo dos Povos – Uma articulação Sul-Sul”, com a participação de entidades e redes da América Latina e da África. É membro da Coordenação Nacional do Serviço Interfranciscano de Justiça Paz e Ecologia (SINFRAJUPE) e da Assessoria da Rede Eclesial Pan-Amazônica, REPAM. É professa na Ordem Franciscana Secular (OFS).

Assista a palestra de Moema Miranda:



A programação do Pró-Sínodo continuou no domingo, às 8h. Após a oração inicial membros do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) deram seu testemunho sobre missão na Amazônia. Realidades desafiadoras e o compromisso em levar a mensagem do Evangelho forão apresentados por missionários que estiveram naquela localidade. Também as religiosas da Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada contaram suas experiências nas diversas realidades de missão ad gentes e o novo desafio que coordenam – o Barco-Hospital “Papa Francisco”, que leva atendimento básico de saúde e espiritual a cerca de 700 mil pessoas ao longo do Rio Amazonas, no Estado do Pará, ao norte do Brasil. Três irmãs Pequenas Missionárias, de São José dos Campos, fazem parte da tripulação que leva serviços de saúde às populações ribeirinhas.

Também na parte da manhã, Frei Nilo Agostini explanou sobre o tema “Nossa missão cotidiana no Cuidado da Casa Comum”. Frei Agostini é pós-doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, com estágio na Escola de Altos Estudos de Paris (2018), doutor em Teologia pela Universidade de Ciências Humanas de Strasbourg, França, onde obteve também o mestrado. Atua como professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade São Francisco, em Itatiba/SP. O religioso é autor de 17 livros, coautor em obras coletivas e de várias dezenas de artigos em periódicos especializados.

Assista o vídeo da parte da manhã do dia 29 de Setembro:



Encerrando o Pró-Sínodo para a Amazônia, o Cardeal Dom Cláudio Hummes presidiu a santa missa e também contou suas experiências na REPAM. Assista o vídeo da Missa abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário