quinta-feira, 11 de julho de 2019

Reunião ordinária de 10 de julho de 2019


No dia 10 de julho de 2019, foi realizada a reunião ordinária da Comissão Socioambiental na sala 3 do Centro de Pastoral Diocesano.
Estiveram presentes: Luciano, Ana Beatriz, Leila, Adilson, Maiara, Samuel, Beatriz, Bruno, Lucia, Marcos e Tânia (breve momento). Edson e Tainara justificaram ausência.

Após realizarmos nossa oração inicial, foram discutidas as seguintes questões:

Luciano realizou um reunião virtual com o Igor do MCGC e foram discutidas os seguintes projetos:

Círculos LS
Este projeto tem como finalidade o cultivo da espiritualidade para o fortalecimento das ações. Para conhecer mais, clicar em: https://catholicclimatemovement.global/pt/circles-pt/
Nossa intenção é promover e apoiar a criação destes grupos nas paróquias.

Trabalho com Geração LS – Projeto piloto com colégios
Discutimos a possibilidade da criação de roteiro de encontros para o trabalho com jovens. A ideia seria um trabalho piloto com alguns colégios, onde educadores e jovens pudessem construir estas propostas. Pensamos em partir da experiência que estamos tendo com o Colégio Nossa Senhora Aparecida em parceria com outros colégios. Iremos aguardar os próximos passos dirigidos pelo Igor. 

Ação Marketing Eu Amazônia
Igor comentou da intenção do projeto de marketing previsto para o Tempo da Criação, com a elaboração de um grade poster com a mensagem Eu Amo a Amazônia. Este poster seria divulgado na Basílica de Aparecida. Dependendo de nossas demandas, poderíamos auxiliar nesta divulgação.

Também foram discutidas as seguintes pautas:

Dia 24 Agosto – Ação Pastoral da Educação
Vamos marcar uma reunião para planejar as ações de colaboração com este evento.

Dia 25 de Agosto - Vocation Day
Tânia apresentou proposta para intervenção artística no evento. A criação desta intervenção está tendo a colaboração do grupo de Teatro da paróquia São Benedito, do Galo Branco. Leila esta apoiando e acompanhando este trabalho.
Luciano comentou sobre a necessidade de:
- Conversar com a organização do evento sobre o espaço para a realização desta intervenção.
- O cuidado com a beleza artística e coerência com a mensagem.
Leila irá verificar estas questões com a organização dos evento.
Ana Beatriz fará um convite aos catequisandos da paróquia Catedral São Dimas, afim de que possamos trazer jovens para estar em nosso espaço / tenda, à partir de um trabalho que ela realizará, voltado para as "sextas-feiras para o clima" (evento inspirado na ativista Greta Thumberg).

Sínodo para Amazônia
Luciano discutiu sobre a preparação do nosso evento "Pró Sínodo para a Amazônia":

1 - Almoço para o evento – Ok para o uso da cozinha no asilo. Verificar com equipe da Paróquia São Bento (esperando resposta sobre diponibilidade).

2 – Marcaremos uma reunião preparação do momento de testemunho de evangelização – Dia 29/10 - Domingo de manhã - Fechar com o Pe. França / Glória, horário para reunião com a Ir. Mônica.

3 – Marcaremos uma reunião com Pe. Betão sobre auxílio para o evento (Hospedagem solidária, Ministros e coral para a Missa). – Ir. Mônica irá marcar horário.

4 – Comunicação do evento: Isabella vai passar todo o material para o Pedro da Comunicação.

Marcar reunião geral de organização do evento com Ir. Mônica no início de Agosto (27/07 ou 03/08).


Evento Univap - Semana Valeparaibana de estudos sobre a Amazônia: Desafios e co-responsabilidades rumo à uma Ecologia Integral.


 - Prof. Antônio Nobre não poderá mais estar conosco. Estamos fazendo contato com Dr. José Marengo / Carlos Nobre.
- Professora Maria Regina irá marcar uma com a UNIVAP para fecharmos detahes.

Ao final da reunião discutimos outras questões particulares em relação ao pedido de afastamento de um membro do grupo. Depois fizemos nossa oração final. Nossa próxima reunião será de estudo e oração no dia 24 de julho de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário