sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Minuta de Reunião da Equipe do Hallel 2016

Domingo, 30/10/2016 – 15:00h

Coordenação: Luis Mineiro
Participantes: Comunidade Tom de Amor - Equipe Hallel, Comissão Socioambiental - Samuel

Estive na reunião do comitê organizador do Hallel. Por volta de 25 pessoas participaram. O Mineiro me apresentou enquanto membro da comissão e esclareci a todos qual é o objetivo da comissão e o nosso papel nas ações e eventos na Diocese. 

Seguem alguns pontos debatidos:

1) Plano de gerenciamento de Resíduos

Expliquei que a Comissão está finalizando um plano de gerenciamento de resíduos que deve ser aplicado no Hallel e que há o envolvimento de vários membros da comissão na elaboração do plano.

Estipulei que o plano deve estar completo na 2ª semana de Novembro. Que os dados coletados naquela reunião era o que nos faltava. Também já confirmei que um ofício será encaminhado à URBAM para solicitação dos containers, ainda na 1ª. Semana/Nov. Há a necessidade de além de serem de cores diferentes, que sejam identificados com cartazes colados na lateral. Qual é o status do envio do ofício?

Pedi para que os voluntários da praça de alimentação devem receber um treinamento, pode ser no dia mesmo, para instruir pessoas na devida separação e destinação dos resíduos, logística, etc. Quem pode realizar este treinamento???

Para já estipularmos no plano:

- Bebidas em lata 350ml e garrafas pet 500ml (contrato exclusividade Femsa/Coca-Cola);
Se fosse possível conseguir uma “grade” para destinação das latas seria uma forma de centralizar a coleta das latas, embora deve ocorrer que muitos catadores de latinha realizem a coleta. Está prevista a venda de 4.000 latas de refrigerante.

- Pastéis, Assados, hot-dog,  churros, doces, sorvetes;
Serão membros da própria comunidade Tom de Amor que realizarão os comes, em pequenas cozinhas dentro do pavilhão gaivota, na praça de alimentação. Não haverá “food trucks”, a não ser aqueles que já ficam no parque e que nada tem a ver com o evento.

- Cozinha de alimentação dos voluntários
Haverá também uma grande cozinha para alimentação dos voluntários. Para quem conhece, esta estrutura será montada aonde fica um painel do Burle Marx na lateral do pavilhão. São aproximadamente 400 voluntários para consumo de alimentação e água. Também opinei que a comunicação do evento junto aos voluntários deve solicitar que os mesmos levem garrafas, squeezes de casa. Se possível levar até os talheres e pratos, para reduzir os resíduos e $$ dos descartáveis. Com prós e contras sobre a lavagem, etc, eles devem utilizar descartáveis mesmo. Pratos, copos e talheres de plástico.

Eu acredito que  grande desafio será a logística dos containers e destinação dos resíduos nos dias do evento. Em relação a pesagem, creio que é bem difícil fazer isso lá no dia hein. Como devemos fazer isso? Quem vai fazer? Ressalto a questão de treinamento dos voluntários, antes do evento.


2) Banheiros e Água
Haverá um banheiro/ vestiário interno ao lado da capela no Pavilhão. Neste banheiro haverá uma “equipe” contratada para manutenção e limpeza. No lado externo, para atender público dos shows e stands haverá banheiros químicos. Sobre a água, não pensaram em colocar o bebedouro da Sabesp, que está presente em todos os eventos no parque. Eles querem estimular as pessoas em consumir a água que eles venderão. 
Dados de vendas do último ano: 3.850 garrafas pet 500ml (Água Cristal)

3) Exposição Itinerante Laudato Si’
Também informei sobre a exposição da Laudato Sí que está sob responsabilidade da comissão. A exposição ficará logo na entrada do pavilhão, ao lado da praça de alimentação. É importante que nos mobilizemos para fique alguém da comissão, por algumas horas pelos menos.

4) Voluntários e Participação da Comissão
Embora não devemos “executar” e sim propor as mudanças, creio que alguns de nós deveriam se voluntariar e participar do evento. O Mineiro nos colocou (comissão) em destaque, inclusive falou também sobre a reunião do clero, onde definiram a realização do Hallel. Há muitos padres que são contrários, mas o Dom Cesar acredita no evento e no poder de evangelização do mesmo.(...)

Caso tenha passado algum tema sem entendimento me avise.

Agradeço a atenção
Paz e bem!

Samuel Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário