quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Reunião Ordinária

Data, duração 26 de agosto, online,19:30h até 22:40h

Participantes

Adilson, Lúcia, Ana Beatriz, Ana Carolina, Edson, Beatriz, Luciano, Samuel, Marco, Silvana, Leila

Pauta da reunião

 

1)    Estudo – Carta de Tiago (Cap.2) e a LS

Capítulo 2 – Tiago, (Bíblia Sagrada Ed. Pastoral)

1 Queridos irmãos, não misturem com certos favoritismos pessoais a fé que vocês têm em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória. 2 Por exemplo: entra na reunião de vocês uma pessoa com anéis de ouro e vestida com elegância; e entra também uma pessoa pobre, vestida com roupas velhas. 3 Suponhamos que vocês deem atenção à pessoa que está vestida com elegância e lhe dizem: «sente-se aqui, neste lugar confortável»; mas dizem à pessoa pobre: «fique aí em pé»; ou então: «sente-se aí no chão, perto do estrado dos meus pés.» 4 Nesse caso, vocês estão fazendo diferença entre vocês mesmos e julgando os outros com péssimos critérios.

5 Ouçam, meus queridos irmãos: não foi Deus quem escolheu os que são pobres aos olhos do mundo, para torná-los ricos na fé e herdeiros do Reino que Ele prometeu àqueles que o amam? 6 E, no entanto, vocês desprezaram o pobre! Ora, não são os ricos que oprimem a vocês e os arrastam perante os tribunais? 7 Não são eles que difamam o nome sublime que foi invocado sobre vocês?

8 Se cumprirem a lei mais importante da Escritura: «Ame o seu próximo como a si mesmo», vocês estarão agindo bem.
9 Mas, se vocês fazem diferença entre as pessoas, estão cometendo pecado, e a Lei os condena como culpados. 10 Aquele que observa a Lei toda, mas falha num só ponto, torna-se culpado de violar a Lei inteira. 11 De fato, aquele que disse: «Não cometa adultério», também disse: «Não mate.» Portanto, se você não comete adultério, mas mata, será condenado como violador da Lei.

12 Falem e ajam como pessoas que vão ser julgadas pela lei da liberdade, 13 porque o julgamento será sem misericórdia para quem não tiver agido com misericórdia. Os misericordiosos não têm motivo de temer o julgamento.

14 Meus irmãos, se alguém diz que tem fé, mas não tem obras, que adianta isso? Por acaso a fé poderá salvá-lo? 15Por exemplo: um irmão ou irmã não têm o que vestir e lhes falta o pão de cada dia.
16 Então alguém de vocês diz para eles: «Vão em paz, se aqueçam e comam bastante»; no entanto, não lhes dá o necessário para o corpo. Que adianta isso? 17 Assim também é a fé: sem as obras, ela está completamente morta.

18 Alguém poderia dizer ainda: «Você tem a fé, e eu tenho as obras. Pois bem! Mostre-me a sua fé sem as obras, e eu, com as minhas obras, lhe mostrarei a minha fé.» 19 Você acredita que existe um só Deus? Muito bem! Só que os demônios também acreditam, e tremem!
20 Insensato, quer ver como a fé sem as obras não tem valor? 21 Quando nosso pai Abraão ofereceu o filho Isaac sobre o altar, não foi pelas obras que ele se tornou justo? 22 Vocês podem perceber que a fé cooperou com as obras dele, e que pelas obras essa fé se tornou perfeita. 23 E assim se cumpriu a Escritura que diz: «Abraão acreditou em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça.» E Abraão foi chamado amigo de Deus.

24 Como vocês estão vendo, o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé. 25 Do mesmo modo, a prostituta Raab: ao dar hospitalidade aos mensageiros e ao fazê-los voltar por outro caminho, não foi ela justificada pelas suas obras?

26 De fato, do mesmo modo que o corpo sem o espírito é cadáver, assim também a fé: sem as obras ela é cadáver.

 

Marco carvalho inicia sua apresentação sobre a carta de Tiago, que é um escrito grego do começo do século II. Hoje a discussão é em torno da fé e da obra.

A reflexão foi sobre o momento que nossa fé tem uma obra. Um dos caminhos é não abandonar a leitura, os estudos. A fé deve ser vista como um ato de fé. Devemos fazer muito mais do que estamos fazendo. Temos capacidade e competência para ampliar nossa ação.

Na obra “Cristianismo da Libertação”, o autor valoriza a Teologia da Libertação e resgata as origens dessa Teologia. O autor cita uma fala de Rosa Luxemburgo em que ela trata da religião e da questão social. Ela atacava a política da igreja. Em “O Socialismo e as Igrejas”, Rosa afirma que os socialistas são mais fiéis do que o clero dos dias em que ela vivia. Resumo: até os não cristãos enxergam uma coerência muito grande nas palavras de Jesus, mas não encontram na igreja essa mesma coerência.

Marco Carvalho conclui: Quando as comunidades tratam dos pobres, elas estão falando das injustiças sociais. O reino de Deus não admite essa realidade injusta que produzimos. A qualidade da fé que professamos não tem nada a ver com o ensino de Cristo. Precisamos enfrentar a pobreza e a riqueza de uma forma única.

Existia (e ainda existe) uma crença de que a riqueza é uma bênção, mas foi essa crença (ou é essa crença ainda em muitos) que Jesus condenou (condena).

 

2)    Dia Mundial de Oração pela Criação

 

Sobre esse dia, o material de divulgação já está pronto. O pessoal preparou alguns materiais para as redes sociais. Esse material será passado para nós, e devemos divulgar o material. O ato inter-religioso também está sendo divulgado na América Latina. Há dois eventos de abertura: dia 1º de setembro, pela manhã, uma celebração em Roma; e pela noite, o evento será direcionado para a América Latina.

Podemos gravar o evento nos três idiomas: espanhol português e inglês, e colocar no Youtube.

A cartilha terá uma apresentação.

Os palestrantes estão contentes em participar.

Talvez precise alguém ficar no chat para conversar com quem esteja ouvindo. Também é possível marcar algumas frases importantes.

Precisamos alcançar pessoas da própria diocese.

 

3)    Mini Guia Paróquias e Comunidades Socioambientais

 

Edson acrescentou a parte socioambiental no material. Ele comenta sobre o Guia italiano que recebeu. Constata que há coisas muito interessantes nesse guia italiano. Esse guia italiano foi lançado neste mês de agosto de 20. O guia trata da dimensão integral. No 3º capítulo, há as práticas de uma igreja em saída, geradora dos bens comuns. O material italiano mostra a ação da igreja a favor de uma ecologia integral.

Dois materiais foram lançados na Itália: esse mês, o guia e, em setembro, o tempo da criação.

 

4)    Pacto pela Vida e pelo Brasil;

 

A comissão fez seu texto respondendo às questões sobre o pacto pela vida. O documento foi enviado com a inclusão das sugestões que foram feitas.

Precisamos mostrar as reuniões de que participamos.

 

5)    Gravação das aulas do curso LS – 30/08

 

A gravação será feita por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário