Ato Inter-religioso pelo Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação 2020
No dia 1º de setembro de 2020, às 20h, realizou-se o Ato Inter-religioso pelo Dia Mundial de Oração pelo Cuidado com a Criação.
Motivados pelo ideal de fraternidade entre as diversas tradições religiosas e pela necessidade de propor a reflexão sobre a corresponsabilidade de toda a humanidade pelo cuidado com o ambiente que todos dividimos – o planeta Terra , a nossa casa comum–, a Universidade Católica de Trujillo Bento XVI – UCT (Peru) e a Comissão Socioambiental da Diocese de São José dos Campos (Brasil) promoveram este ato inter-religioso, somando esforços ao Tempo da Criação de 1º de setembro a 4 de outubro.
O evento on-line contou com a participação de:
- Mons. Adolfo Guevara Zagaceta, Arquidiocese de Trujilo (Perú) | Igreja Católica Apostólica Romana
- Pra. Daiane Berndt Bottcher | Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
- Raul Meyer, Diretor da Federação Israelita do Estado de São Paulo
- Sheikh Mohamad Al Bukai | Mesquita Brasil
- Rev. Kazuyoshi Nakahara | Risho Kossei-kai
O evento contou com o lançamento da versão em espanhol da cartilha “Cuidando da Casa Comum”, um manual elaborado pela Comissão Socioambiental da Diocese de São José dos Campos e adaptado pela Universidade Católica de Trujillo Bento XVI – UCT para a realidade peruana (acesso aqui).
E também com o lançamento do curso virtual gratuito sobre Meio Ambiente e a Laudato Si´, ofertado pela Universidade Católica de Trujillo, celebrando o quinto ano da encíclica. O curso on-line, composto por vídeos de vários especialistas de toda a América Latina, inclusive do Brasil, possibilita a emissão de certificado aos participantes. Inscrições e maiores informações sobre o curso podem ser acessadas no seguinte endereço: https://cursos.uct.edu.pe/
Abaixo seguem os registros on-line do evento em espanhol/português (som original), em português (com tradução do espanhol) e inglês.
O roteiro do encontro com a redação das falas dos líderes religiosos pode ser acessadaaqui. O ato inter-religioso também contou com uma mensagem do
arcebispo de Trujillo e presidente do CELAM - Dom Héctor Miguel Cabrejos Vidarte O.F.M. .
O evento teve uma audiência de cerca de 800 pessoas on-line, de diversos países (Peru, Argentina, Paraguai, Bolívia, Colômbia, México, Equador, Portugal, Angola, Estados Unidos, Japão e Índia) e diferentes regiões do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Espírito Santo, Paraná, Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Amazonas e Bahia), conforme relato do chat, disponível aqui.
O evento também contou previamente com e divulgação realizada pelo Movimento Católico Global pelo Clima, Movimento Focolares no Brasil (artigo da revista Cidade Nova – acesso aqui), Vatican News (redação português e espanhol), Diocese de São José dos Campos e outros meio de comunicação (Site da ANEC, Rádio Mensagem e Canção Nova) e em várias redes sociais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário