sábado, 2 de março de 2019

Relato da Reunião de estudo e oração - 27 de fevereiro de 2019

Estiveram presentes na primeira reunião de estudo e oração do ano de 2019, da Comissão Socioambiental: Luciano, Beatriz, Luciano, Tainara, Maiara, Marcos, Bruno, Edson e Marba.

Luciano aproveitou a ocasião para partilhar a experiência de sua visita a Roma, por conta de um curso de Ecologia Integral. Além do conteúdo trabalhado no encontro, que discutiu o diálogo ecumênico e inter religioso no cuidado com a Casa Comum, o encontro possibilitou a socialização dos trabalhos realizados pela Comissão Socioambiental, possibilitando possíveis parcerias futuras.

Entre estas possibilidades, estão:

1 - Parceria para a formação de lideranças da JPIC (Comissão Justiça, Paz e Integridade da Criação), na Ordem dos Frades Menores, na Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, presente no estado do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro, divididas em 12 regionais. 

2 - Futura divulgação da cartilha traduzida para o espanhol e inglês, pelo Projeto de Extensão USF e UCT, junto ao JPIC (Comissão Justiça, Paz e Integridade da Criação), na Ordem dos Frades Menores, dela diretoria internacional da JPIC.


3 - Outras possibilidades de colaboração acadêmica entre a Comissão Socioambiental por meio do vínculo do Luciano com a Universidade São Francisco podem ocorrer futuramente, com a formação da Rede Internacional de Ecologia Integral (Universidade Pontifícia Antonianum - Roma), como também parcerias futuras com a Alleanza Laudato SÌ para o cuidado com a Casa Comum, uma iniciativa do Prof. Prem XalXo – Pontifícia Università Gregoriana e demais universidades pontifícias participantes do projeto.

4 - Possibilidade de parceria com paróquias do Congo, à respeito do tema Construções Sustentáveis,  por intermédio da Movimento Católico Global pelo Clima.

Após esta socialização houve o momento de estudo e partilha, conduzido pelo Marcos, com o tema da carta do Papa Francisco em relação a quaresma, com o tema: Quaresma 2019: converter-nos para fazer da criação um jardim, não um deserto (https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2019-02/papa-francisco-mensagem-quaresma-2019.html).

Esta reflexão continuará na reunião de estudo e oração, no mês de março, ainda no período da quaresma.
Nossa próxima reunião está marcada para o dia 13/03/2019, para planejamento de nossas ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário