segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Principal evento para 2019: Sínodo para a Amazônia - nossa Diocese em sintonia com o Papa Francisco


Sínodo para a Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral.
 Diocese de São José dos Campos em sintonia com o Papa Francisco

Data: 28 de Setembro (sábado) – confirmado / 29 de Setembro (domingo) – à confirmar (dependendo do crescimento da programação).

Local: Colégio Nossa Senhora Aparecida

Objetivo: Possibilitar que a Diocese de São José dos Campos conheça o Sínodo da Amazônia, reafirmando a sua missão e defesa deste território e de seus povos, por meio do entendimento da ecologia integral, para a construção de uma Igreja com o rosto amazônico.

Palestrantes confirmados:

Ir. Afonso Murad - marista, é doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana – Roma. MBA em Gestão e Tecnologia Ambientais na USP. Professor no ISTA e na Faculdade Jesuita (FAJE), em Belo Horizonte. Autor de vários obras, entre elas: Cuidar da Casa Comum (Org.) Ed. Paulinas e Ecoteologia: um mosaico Ed. Paulus.

Moema Miranda – Moema Miranda é antropóloga, com Mestrado em Antropologia Social, pelo Museu Nacional, UFRJ. Integra a equipe docente do Instituto Teológico Franciscano (ITF), onde participa do Grupo de Estudos em Ecoteologia. É doutoranda em Filosofia, na PUC-RJ.  Coordena o Projeto “Diálogo dos Povos – Uma articulação Sul-Sul”, com a participação de entidades e redes da América Latina e da África. Integra o Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração. É secretária da Rede Iglesias y Mineria, da qual participam 70 entidades da América Latina, e membro da Coordenação Nacional do Serviço Interfranciscano de Justiça Paz e Ecologia (SINFRAJUPE) e da Assessoria da Rede Eclesial Pan-Amazônica, REPAM. É professa na Ordem Franciscana Secular (OFS).

Frei Nilo Agostini – Frei Franciscano (OFM), professor, pesquisador, escritor e conferencista. Doutor em Teologia pela Université des Sciences Humaines de Strasbourg II, França e pós-doutor pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil. Hoje atua como professor e pesquisador na Universidade São Francisco (USF), de Bragança Paulista SP, integrando o corpo de docentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da USF. É autor de mais de uma dezena de livros, várias dezenas de artigos em periódicos especializados e bom número de participações em obras coletivas.

Márcio Valeriano - docente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Atua no projeto de pesquisa que tem com objetivo principal o mapeamento da biodiversidade na Amazônia por uma combinação de novos métodos de sensoriamento remoto entre outras metodologias.

Ações de preparação do evento:

Projeto de educação ambiental - Colégio Nossa Senhora Aparecida: o colégio irá elaborar um projeto que abordará o Sínodo para Amazônia, explorando as várias temáticas envolvidas, de forma interdisciplinar, envolvendo todos os alunos do ensino fundamental ao ensino médio. Além de sediar o evento, o colégio também promoverá a integração dos alunos e de suas famílias para uma participação qualificada.

Cafés Sociológicos: Momentos de formação e partilha com a AESI - Associação para o Ensino Social da Igreja e Escola de Fé e Política de nossa Diocese. Serão trabalhados temas em preparação ao evento. Dias 27/04 e 15/06.

Possibilidades de crescimento do evento:

Parceria com a CRB: Envolvimento das congregações religiosas presentes na diocese que mantém missões na Amazônia.

Ação missionária da Diocese: parceria com o COMIDI – Conselho Missionário Diocesano, a fim de darmos visibilidade para as ações missionárias na Amazônia.

Gastronomia amazônica e apresentação folclórica: contato com o grupo de SP que de conservação da cultura amazônica para parceria no evento.

REPAM: possibilidade de parceria com a rede Rede Eclesial Pan-Amazônica para que o evento seja parte do calendário oficial de atividades da rede.

Ordem Franciscana Secular: sondar parceria com a Fraternidade São Francisco de Assis.

Pastoral da Educação e do ensino Religioso: sondar parceria com a pastoral.

Organização do evento:

Comissão Socioambiental da Diocese de São José dos Campos
Comissão para a Dimensão Social da Fé da Diocese de São José dos Campos
Colégio Nossa Senhora Aparecida e Congregação da Irmãs Franciscanas do Sagrado Coração de Jesus.


Arte e Identidade visual: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário