domingo, 12 de agosto de 2018

Relato da reunião ordinária 09 de Agosto de 2018

Estiveram presentes na reunião ordinária da Comissão Socioambiental, na sala 5 da Catedral São Dimas, as seguintes pessoas: Luciano, Rosângela, Adilson, Leila, Tainara, Samuel, Bruno, Ana Carolina, Lúcia Cristina, Andréa (Cooperativa São Vicente), Júnior Lima, Andrea Luswarghi, Fátima, Silvana, Laíza e Pe. Célio. 

Como havia muitas pessoas participando da reunião pela primeira vez, houve a necessidade de uma apresentação de todos os presentes. Entre estas apresentações foi colocado o trabalho realizado pelo "Movimento Somos Todos Bethânia" (Andrea Luswarghi, Fátima e Sivana), o trabalho da Cooperativa em que o Bruno se dedica e a apresentação do Pe. Célio, assessor pastoral nomeado para acompanhar os trabalhos da Comissão Socioambiental.

Após, foram discutidos os seguintes tópicos:

Participação no Vocation Day 2018:

Foi discutida nossa participação, onde estaremos presentes com um espaço na feira vocacional para apresentar nossos trabalhos. Também estaremos colaborando com o evento com a construção de um plano de gerenciamento de resíduos.
Bruno conseguiu duas tendas, uma delas feita de bambu. Precisamos providenciar o transporte. A montagem do espaço acontecerá sábado às 15h, onde também será feita uma reunião com os organizadores do evento sobre o plano de resíduos. Tainara coordenará a construção do Plano de Resíduos. Precisamos construir a escala de trabalho até a data do evento.

Dia Mundial de Oração pelo Cuidado com a Criação:

A celebração do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado com a Criação, abrirá a Semana Social Diocesana e acontecerá dia 01/09/2018, sábado, às 19h, na paróquia São Benedito, no bairro Galo Branco. Haverá um plantio de mudas de árvores após a celebração e tentaremos envolver alunos de escolas do bairro para participarem da celebração e do plantio. Andrea Luswarghi comentou da possibilidade de aproveitarmos o contato com as escolas para promovermos uma conscientização a respeito da arborização no bairro Galo Branco e região.

Tempo da Criação:

O Tempo da Criação é uma iniciativa ecumênica que tem por objetivo propor reflexão e ações  sobre o enfrentamento da crise climática de forma unificada pelos cristão. O período começa em 01 de Setembro, Dia Mundial de Oração pelo Cuidado com a Criação e se estende até 04 de Outubro, dia de São Francisco. http://seasonofcreation.org/pt/about-us-pt/
Para promover o Tempo da Criação iremos enviar uma pesquisa as paróquias da Diocese, em especial aquelas que já participaram das formações da CSA dirigidas as Regiões Pastorais, para que conheçam a iniciativa e para que possamos conhecer quais as ações que as paróquias, movimentos e organismos diocesanos realizaram após as formações. Também com esta pesquisa iremos convidá-las para as celebrações do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado com a Criação e para o nosso retiro.

Retiro de Espiritualidade Ecológica com Ir. Afonso Murad:

O nosso retiro de Espiritualidade Ecológica, com o Ir. Afonso Murad, irá acontecer dias 05 e 06 de Outubro na Capela Nossa Senhora das Graças - Paróquia São Bento.
Com a mudança de local acredita-se que mais pessoas poderão participar, sendo que não haverá necessidade de pernoite. Pe. Célio conseguiu uma equipe de voluntários para atuarem na cozinha. Por conta da desistência da utilização da Casa Cura D`Arns precisaremos pagara uma multa que será retirada do valor já reservada para o retiro. Precisamos criar um plano de comunicação e começar a divulgar a iniciativa.

Projeto de Extensão sobre Reaproveitamento de Resíduos Sólidos - UNESP / CSA e Pastoral da Criança / PSJC

Este Projeto de Extensão tem como objetivo multiplicar o conhecimento sobre a necessidade de uma melhor compreensão sobre o impacto dos resíduos sólidos no ambiente. As oficinas que serão promovidas terão como foco a reutilização dos  resíduos. Pretende-se assim divulgar atitudes de preservação do ambiente e a geração de renda.
As oficinas acontecerão com lideranças da Pastoral da Criança, distribuídas nas Regiões Pastorais da Diocese, como segue:

REGIÃO PASTORAL SÃO JOSÉ e REGIÃO PASTORAL SANT’ANA

REGIÃO PASTORAL SÃO JOSÉ (ex-Região Pastoral 1) compreende as seguintes Paróquias: Catedral São Dimas, Santo Agostinho, Sagrada Família, Matriz São José, São João Bosco, Santa Teresa do Menino Jesus, Nossa Senhora de Loreto.

REGIÃO PASTORAL SANT’ANA (ex-Região Pastoral 2) compreende as seguintes Paróquias: Nossa Senhora de Fátima, São Benedito, Sant’Ana, São José Operário, Nossa Senhora do Bonsucesso, São Francisco Xavier.

03/09 - Oficina de reutilização de camisetas para confecção de sacolas
01/10 - Composteiras
05/11 - Vidraria
03/12 - Mosaico Ecológico com reutilização de embalagens plásticas

REGIÃO PASTORAL SÃO JUDAS TADEU, REGIÃO PASTORAL SANTO ANTÔNIO e REGIÃO PASTORAL SÃO PAULO APÓSTOLO:

REGIÃO PASTORAL SÃO JUDAS TADEU (ex-Região Pastoral 3) compreende as seguintes Paróquias: São Judas Tadeu, Imaculada Conceição, São Sebastião, Nossa Senhora do Rosário, São Benedito (Resid. Galo Branco).

REGIÃO PASTORAL SANTO ANTÔNIO (ex-Região Pastoral 4) compreende as seguintes Paróquias: Santa Rita de Cássia, Santa Luzia, Santo Antônio, São José Esposo de Maria.

REGIÃO PASTORAL SÃO PAULO APÓSTOLO: (ex-Região Pastoral 8) compreende as seguintes Paróquias: Coração Eucarístico de Jesus, São Paulo Apóstolo, São Vicente de Paulo, Nossa Senhora da Soledade e Santa Inês.

04/09 - Oficina de reutilização de camisetas para confecção de sacolas
02/10 - Composteiras
06/11 - Vidraria
04/12 - Mosaico Ecológico com reutilização de embalagens plásticas

REGIÃO PASTORAL NOSSA SENHORA DE LOURDES

REGIÃO PASTORAL NOSSA SENHORA DE LOURDES (ex-Região Pastoral 5) compreende as seguintes Paróquias: Espírito Santo, Coração de Jesus, Nossa Senhora de Lourdes, São Bento, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima (Jd. Oriente).

05/09 - Oficina de reutilização de camisetas para confecção de sacolas
03/10 - Composteiras
07/11 - Vidraria
05/12 - Mosaico Ecológico com reutilização de embalagens plásticas

REGIÃO PASTORAL NOSSA SENHORA DA SANTÍSSIMA TRINDADE e REGIÃO PASTORAL IMACULADA CONCEIÇÃO

REGIÃO PASTORAL NOSSA SENHORA DA SANTÍSSIMA TRINDADE (ex-Região Pastoral 6) compreende as seguintes Paróquias: Nossa Senhora da Santíssima Trindade, Nossa Senhora do Paraíso, Santa Branca, Santa Cecília, Nossa Senhora de Guadalupe, São José Operário (Jacareí – SP).

REGIÃO PASTORAL IMACULADA CONCEIÇÃO (ex-Região Pastoral 7) compreende as seguintes Paróquias: Nossa Senhora do Patrocínio, São Francisco de Assis, Imaculada Conceição (Jacareí – SP), São Silvestre, Maria Auxiliadora dos Cristãos, São João Batista.

06/09 - Oficina de reutilização de camisetas para confecção de sacolas
04/10 - Composteiras
08/11 - Vidraria
06/12 - Mosaico Ecológico com reutilização de embalagens plásticas

Fátima, coordenadora da Pastoral da Criança está confirmando quais as paróquias que irão acolher as formações. As oficinas terão 20 vagas por região pastoral e serão preenchidas pelas lideranças da Pastoral da Criança. Não haverá divulgação pois o público é dirigido.

Horta na Casa de Assis - Putim:

Luciano comentou sobre uma iniciativa da Paróquia São Judas Tadeu em auxiliar a Casa de Assis (entidade católica que trabalha especialmente com população de rua) a implementar uma horta orgânica.
A CSA está convidada a participar desta iniciativa, com a promoção da organização desta horta.
Se voluntariaram a conhecer a casa para uma primeira visita: Luciano, Junior, Bruno, Lucia, Leila e Andrea.

Nossa próxima reunião será de oração e estudo dia 22/09, quarta-feira. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário