sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Relato da reunião ordinária da Comissão Socioambiental (CSA) em 10 de Agosto de 2016

Relato da reunião ordinária da Comissão Socioambiental (CSA) em 10 de Agosto de 2016.

Presentes: Luciano, Paulo Peneluppi, Luis Barbosa, Fernanda, Carolina, Karina, Samuel e Maiara.

Após a oração inicial, começamos a discutir nossa participação no 4º Fórum Social, que acontecerá no dia 20/08, sábado, das 13h às 17h.
Ficamos responsáveis pela oração inicial e o Luciano e a Carolina ficaram responsáveis de preparar o momento.
A CSA terá 8 minutos para presentar seus trabalhos em apresentação orla durante o Fórum.
Paulo Peneluppi sugeriu fazermos um banner sobre a CSA, que pudesse ser utilizado no evento e também em outros momentos, afim de nos apresentarmos. Maiara se disponibilizou para fazer a arte do banner, que irá conter o logo, a missão e contatos da CSA.
Colocaremos para visualização durante o horário do café além do nosso banner, também os banners da Cooperativa São Vicente, Coopertech e de um projeto social de alunos da Unesp e ITA.

Outro assunto discutido foi a preparação da Celebração para a Jornada Mundial de Oração pelo cuidado da Criação, data que já está em nosso calendário diocesano. Teremos às 18h um Momento Orante, acompanhado por Adoração Eucarística, seguida por uma Missa às 19h30, que acontecerá na Paróquia Santa Rita de Cássia, no Jardim da Granja. Discutimos o que poderíamos entregar de lembrança da celebração e ficou sugerido de entregarmos saquinhos (saches) com composto orgânico. A ideia remete ao "ciclo naturais" e também a responsabilidade de todos na questão dos resíduos orgânicos, de transformar resíduos em adubo. Paulo Peneluppi ficou responsável de pensar como desenvolvermos esta dinâmica. Karina também sugeriu plantarmos árvores na praça da frente da igreja. Luciano ficou de ser esta possibilidade junto a prefeitura. 
Todos devem ajudar na divulgação do evento !!!

Conversamos sobre a possibilidade de realizarmos um evento no mês de setembro, com a finalidade de realizar uma coleta de resíduos eletrônicos de óleo de cozinha no mês de Setembro em alguma paróquia de Jacareí, conforme discutido nareunião anterior.
Maiara se disponibilizou de conversar com a paróquia Imaculada Conceição, no centro da cidade, para organizarmos o evento.

Também discutimos que na reunião do dia 24 de Agosto iremos estudar e preparar nossa cartilha ambiental e darmos prosseguimento a esta demanda. 

O Curso de Educação Ambiental está sendo discutido com a Unesp e a Faculdade Católica para acontecer à partir do mês de Outubro. Luciano e Profa Fabiana da Unesp estão organizando a atividade.

Após a oração final, a Tânia se apresentou aos ainda presentes na sala.

Agenda para fixar e divulgar:

4º Fórum Social
Data: 20/08 - próximo sábado
Local: Faculdade Católica (Seminário Diocesano)
Horário: 13h às 17h
Atenção: Cooperativas São Vicente e Coopertech - levar banner para colocar junto com o da CSA.

Jornada Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação
Data: 01/09 
Local: Paroquia Santa Rita de Cássia - Jd. da Granja
Horário: 18h Adoração / 19h30 Missa

Nenhum comentário:

Postar um comentário