quinta-feira, 28 de julho de 2016

Relato da reunião ordinária do dia 13/07/2016

Relato da reunião do dia 13/07/2016:

Presentes: Luciano, Luis Barbosa (Comunidade Cordeiro de Deus), Karina, Alberto, Samuel, Edson, Marba, Andrea e Juscelino.

Foi realizada uma breve avaliação da Semana do Meio Ambiente. 
Destacou-se, como continuidade da ação de coleta de resíduos, promovermos um estímulo a Cooperativa Coopertech para a coleta de eletrônicos nas paróquias. 
A ideia é que no mês de setembro (em comemoração ao dia da árvore e começo da primavera), juntamente com a Cooperativa São Vicente (coleta de óleo), organizemos estas coletas em alguma paróquia da cidade de Jacareí, afim também de divulgarmos a própria comissão socioambiental em outras cidade da diocese, pois hoje nossas atividades estão muito concentradas na cidade de SJC.

Outra questão abordada na reunião foi o relato do Samuel sobre o projeto de recuperação de estofados na Caritas Diocesana. Ele relatou sobre os desafios que tem encontrado e os avanços. O curso começou na semana de 19/07, no galpão da Caritas, no Parque da Cidade.
Andréa comentou sobre o curso que esta acontecendo na Coopertech sobre certificação para a logística reversa de resíduos eletro eletrônicos, que está sendo financiado pela Caritas. Mencionou que o curso está sendo muito bom e que prevê bons desdobramentos para todos os envolvidos, mesmo os de outras cooperativas. 

Terminando a reunião Luciano sobre a questão da Cartilha ambiental para as paróquias. A princípio, a ideia era que sua entrega acontecesse no dia 01 de Setembro, na celebração do dia mundial de oração pelo cuidado com a criação. Porém, visto o curto tempo para se levantar os recursos para a confecção da arte e impressão, foi colocada a sugestão da realização de um concurso para ilustração e posterior impressão. Desta forma também se promoveria um processo formativo na própria confecção da cartilha, de forma participativa. Assim, a ideia é levar esta sugestão para a Escola de Design da Pastoral da Comunicação em realizarmos este concurso, após aprovação desta sugestão com o Pe. Edinei.

Luciano também mencionou sobre os preparativos para a participação da Comissão Socioambiental no próximo Fórum Social da Diocese, dia 20 de Agosto, na Faculdade Católica.

Paz e bem a todos!
Luciano

Nenhum comentário:

Postar um comentário