terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Materiais para a Campanha da Fraternidade 2016 - Casa Comum, nossa responsabilidade

Materiais para a Campanha da Fraternidade 2016 "Casa Comum, nossa responsabilidade"



A diocese de São José dos Campos, atenta ao apelo da Encíclica "Laudato Si", instituiu a Comissão Socioambiental. Não é uma pastoral, mas tem como objetivo ser apoio e referência às demais linhas pastorais da Diocese quanto ao cuidado e zelo com a Criação.

Atendendo a um dos objetivos da Campanha da Fraternidade deste ano, a comissão vem preparando alguns materiais de caráter diocesano para reflexão.

A Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016, tem como tema “Casa Comum, nossa responsabilidade” e lema Quero ver o direito brotar como fonte e correr como justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24).

A Campanha da Fraternidade tem como objetivo geral “assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum”.

Assim, a Comissão Socioambiental viu-se desejosa de colaborar com a Campanha da Fraternidade, atendendo a um dos seus objetivos que é “Estimular o conhecimento da realidade local em relação aos serviços de saneamento básico”.

É muito importante esta discussão, pois a garantia do saneamento básico é necessária para que as pessoas possam ter melhorias na saúde e em suas condições de vida. Hoje as condições de saneamento passam a incorporar não só questões de ordem sanitária, mas também de justiça social e ambiental. 

Um dos materiais a serem disponibilizados é um livreto intitulado "O saneamento básico nos municípios da diocese de São José dos Campos" que trará à luz dados oficias sobre o saneamento das cidades que compõe a nossa diocese: Igaratá, Jacareí, Monteiro Lobato, Paraibuna, Santa Branca e São José dos Campos. O texto será lançado oficialmente junto com Campanha da Fraternidade, no início da quaresma e será amplamente divulgado.

Até que este material esteja pronto é importante que já nos atentemos ao tema e por isso a Comissão disponibiliza um texto introdutório intitulado "Campanha da Fraternidade 2016 - Um olhar sobre o saneamento básico em nossas comunidades" que pode ser acessado por meio deste link: 

Disponibilizamos também outros sites que podem auxiliar na aquisição de materiais e informações sobre a CF 2016:



Hino da CF 2016:


A Comissão Socioambiental esta à disposição e reafirma seu desejo de servir as pastorais, movimentos, paróquias e comunidades para buscarmos a sustentabilidade em busca de uma ecologia integral, tendo o homem como centro, à luz da Palavra de Deus.

Qualquer dúvida ou maiores informações:






Nenhum comentário:

Postar um comentário