quinta-feira, 11 de junho de 2020

Ata / Relato da reunião de 10 de junho de 2020

Data, local, duração 10 de junho, online,19:30h até 22:15
Participantes 
Adilson, Ana Beatriz, Beatriz, Edson, Luciano, Lúcia, Samuel, Marco, Leila, Ana Carolina
1– Abertura – Oração e leitura do evangelho Mt 5,17-19. Após a leitura, um momento de reflexão sobre a importância da correta interpretação do texto bíblico. Foi sugerido que se fizesse um curso de interpretação bíblica. 
Pauta da reunião
2- Comunicação Diocesana
Pedro da Comunicação pediu informações sobre nossos encontros e vai colocar nossa participação no Giro diocesano. Temos também que informar os temas dos encontros das pastorais.
3- Carta das Pastorais Sociais
A Comissão não pode se colocar como Diocese, devemos nos colocar como membro da igreja, como leigos. Na página da CNBB já aparece a carta. De acordo com o Padre Magela não posemos colocar comissão socioambiental diocesana. De qualquer forma, perdemos o prazo para assinar.
4- #MarchaPelaVida
A campanha do dia 9 de junho, defendendo meio ambiente, SUS, o respeito à vida; defendendo a ciência. O nome da comissão saiu nessa marcha. Foi uma campanha com muitos envolvimentos.
5- Encontro Nac. Pastorais Ambientais no sábado
Temos também que informar os temas dos encontros das pastorais. Também devemos falar do processo das reuniões, de como estamos construindo essa relação. Luciano vai falar no encontro de sábado sobre nossa história e sobre dicas de como montar uma apresentação. Os encontros das pastorais são muito heterogêneos. Devemos estimular as trocas entre as pastorais, para além dos encontros. Marco vai disponibilizar um artigo e vai fazer uma síntese sobre a economia de Francisco. Reiterar: dentro das pastorais a gente não está divulgando muito esse movimento. Devemos nós mesmos divulgar.
6- Campanha ... Compra e entrega (Data?)
3200,00 mais ou menos. Só dia 14 ou 15 de junho.
Três pessoas podem se organizar para a entrega das doações. Organizar o evento de entrega para documentar a doação. 
7- Tema e responsável pelo encontro de estudo e oração
Passamos por um momento da Laudato Si, agora estudos das Pastorais ambientais. Nós precisamos retomar a agenda de estudos e de oração. Tínhamos pensado em pró sínodo, fizemos o estudo da querida Amazônia. No segundo encontro, tivemos a participação de pessoas da Amazônia. Doris recomendou o documento conclusivo do sínodo. Moema disse que esse documento é o mais importante. Além dessa ideia, devemos retomar as eco-paróquias para estudo.
Um estudo ligado ao Sínodo e outro ao mundo mais sustentável. Os dois documentos devem nortear nossas futuras ações. Outra sugestão é estudar o documento da eco-paróquia e passar esse aprendizado para SP e Brasil.
Precisamos começar em julho esse estudo sobre eco-paróquias. Depois o documento do Sínodo. Vamos preparar um roteiro para nossa reunião do dia 24.
8-Outros assuntos
A reunião com Alírio e Luciano para tratar da educação ecológica.
As mídias para divulgar.
Links compartilhados durante a reunião:

Nenhum comentário:

Postar um comentário