Estiveram presentes na sala 4 do Centro de Pastoral São Dimas, em 28/09, às 19h: Luciano, Tânia, Karina, Adilson e Lucia, José Mauro e Rita, Luis Carlos (Mineiro), Luigi, Marcelo, Samuel, Edson e Marba.
Pauta:
- Oração inicial (Início na capela do S.S.)
Marcos - OFS. Conduziu uma reflexão sobre o Evangelho da ovelha perdida, fazendo-nos refletir sobre o amor de Deus e suas consequências.
- Formação Comissão Socioambiental - RP5: definições
Número de pessoas previstas:
N.S. Perpétuo Socorro - 10
São Bento - 28
N. S. Aparecida - 1
Coração de Jesus - 2
Espírito Santo - 2
N. S. de Lourdes - 20
N. S de Fátima - ?
Total de inscrições até o momento: 63 pessoas (estimamos café para 80 pessoas)
Horários:
À partir das 13h – Começo da organização.
13H30 – CREDENCIAMENTO (RITA)
14h00 - ACOLHIDA COM CANTOS – (José Mauro)
14h10 - 14h40 - APRESENTAÇÃO e EXPOSIÇÕES
Apresentação da Comissão Socioambiental (Todos a frente para rápida apresentação) - Luciano
Quem somos (Missão e Visão) – Por que a CSA foi criada? Sinalizar PDEP. - Luciano
Objetivo da formação: Divulgar da CARTA ENCÍCLICA – LAUDATO SI e apresentar o subsídio CARTILHA “CUIDANDO DA CASA COMUM”. – Adilson
Rápida introdução sobre a Encíclica Laudato Si. – Edson
Vídeo do Papa Francisco – Casa Comum - Luciano
14h40 – 15h40 - DINÂMICA EM GRUPO: (Marcelo fala sobre a importância de conhecermos a cartilha e multiplicar a sua mensagem – Dividir grupos cores / salas).
Temas / Responsáveis:
Grupo 1 (Lucia/Adilson)
• Tema
1- Resíduo
• Tema
6 - Reaproveitamento
Grupo 2 (Edson/Marba)
• Tema 1- Resíduo
• Tema 6 - Reaproveitamento
Grupo 3 (Karina)
• Tema
5- Conservação da Natureza
• Tema
8 - Biodiversidade
Grupo 4 (Clodoaldo / Samuel)
• Tema
2 - Energia
• Tema
3 - Transporte e Clima
Grupo 5 (Marcelo)
• Tema
4 - Alimentação
• Tema
7 - Água
Grupo 6 (Rita/Mauro)
• Tema
9 - Consumo e Consumismo
Grupo 7 (Tânia)
• Tema 9 - Consumo e Consumismo
Tema 10 - Comprometimento: Todos!!!
- Hallel 2017
Luís Carlos (Mineiro) apresentou proposta de estarmos presentes no Hallel Vale 2017, com a separação correta dos resíduos e também espaço para evangelização ecológica.
Luciano comentou que Pe. Alex se comprometeu em conseguir jovens voluntários para a separação dos resíduos. Desta forma nós ficaríamos com as orientações e o serviço do espaço de evangelização.
O grupo aceitou o convite. Samuel disse que é necessário criar um grupo de trabalho específico, lembrando que temos um pouco mais de um mês para nos organizar.
- Política Públicas para o cuidado da Casa Comum
Luigi apresentou a proposta de integrarmos um grupo de trabalho para organizar um evento sobre os diversos cuidados com o Rio Paraíba do Sul. A organização será da CF, em parceria com a CSA e UJUCAT.
Seriam convidados também os Conselhos Municipais, o MP e outras entidades que trabalham o tema.
Depois de várias discussões chegamos a conclusão que será necessário um evento de dia todo, preferencialmente, devido a complexidade dos tema. Luigi vai dar retorno do planejamento do evento, nos colocando a par de nossas responsabilidades.
Junto a discussão da proposta anterior, Luciano apresentou a proposta de uma palestra sobre alimentação saudável, retomando a ideia do curso de educadores ambientais.
O contato realizado pela Rita e ajustado pelo Luciano. A palestrante se chama Mariana Ferraz e junto com a palestra ela faria o lançamento do livro do seu livro: Direito Humano à Alimentação e Sustentabilidade e no Sistema Alimentar.
Discutimos que seria interessante ela apresentar sua palestra e realizar o lançamento do livro durante o Hallel, dentro da programação da tenda de evangelização ecológica. Luciano vai fazer este convite a palestrante.
Abaixo segue breve apresentação do livro: Direito Humano à Alimentação e Sustentabilidade e no Sistema Alimentar.
A autora apresenta sua pesquisa sobre a relação do direito humano à alimentação com a sustentabilidade e a construção de um sistema jurídico que visa proteger a dignidade humana e o meio ambiente com base na ética da solidariedade e da sustentabilidade. O objetivo final é contribuir para a adoção de novas práticas e novas políticas de produção de alimentos e a promoção da exigibilidade do direito à alimentação. Em seu ponto de vista, baseado em estudiosos do assunto, a alternativa mais viável seria a agroecologia, capaz de manter ou até aumentar a produtividade dos plantios, com baixos custos e o favorecimento dos pequenos produtores, apesar dos interesses do setor privado corporativo, no encolhimento do papel do Estado para a condução de políticas públicas que garantam os direitos sociais e as limitações da justiça em enfrentar tais questões. Aposta, ainda, nas reivindicações através do Judiciário e de outros mecanismos de exigibilidade para a implantação de sistemas de alimentação sustentável e na educação para a construção de uma consciência ética coletiva que reafirme e valide o direito humano à alimentação.
Mais informações em: https://www.paulinas.org.br/loja/direito-humano-a-alimentacao-e-sustentabilidade-no-sistema-alimentar
Avisos:
- Dia 04/10 - Dia São Francisco: Luciano está viabilizando assinatura de D. César ao compromisso Laudato Si.
- Mudança da próxima reunião para o dia 10/10, ante véspera do feriado (Como a reunião terminou muito tarde, Luciano acabou esquecendo de combinar esta data com todos. Na formação do dia 30, reforçará este aviso).
Nenhum comentário:
Postar um comentário