sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Relato da reunião ordinária doa dia 14/09/2016

Relato da reunião ordinária do dia 14/09/2016

Presentes: Marcos, Tania, Paulo, Carol, Fernanda, Edson, Marba, Samuel, Luciano, Duva, Karina, Luigi

Avaliação dos eventos da Comissão realizados no último mês:

4º Fórum Social: Samuel relatou como resultado uma possível parceria com a Pastoral Carcerária, em um trabalho de inclusão social, junto ao programa de renovação de Estofados, da Caritas.

Dia Mundial de Oração pelo cuidado com a Criação: Marcos, paroquiano da paróquia Sta. Rita, local que acolheu o evento, disse que o momento foi importante para demonstrar que a Igreja também tem o papel de cuidar do Meio Ambiente. Mostrou o posicionamento da Igreja. Para o próximo ano, fica o esforço de realizar o evento junto com a Comissão de Ecumenismo da Diocese. O grupo propôs a realização de uma Missa com a temática do cuidado com a Criação, por setores diocesanos. Luciano ficou de verificar a possibilidade junto com o Pe. Edinei.

Coleta Resíduos Eletrônicos - Paróquia NS de Fátima (Jd. Oriente). Samuel disse que o evento foi muito bom. O grupo sugeriu que a Coopertech e a São Vicentes sempre procurem registrar os dados destas coletas.

Cartilha Ambiental: avanços e definições de tarefas

A memória do que foi discutido na reunião do dia 05/09 segue no relato anexo ao final deste texto. Próxima reunião para continuidade da cartilha acontecerá dia 20/09, na casa da Tânia.
Memória - Reunião 05/09 - Cartilha Ambiental

Curso Educação Ambiental Comunitária: Estratégias de comunicação e definição de atribuições

Luciano apresentou o temas temas / tópicos do curso. Todos poderão ajudar nos temas, conforme suas experiências. O curso será ministrado por professores da Unesp e por membros da Comissão
Terá foco prático para a formação de educadores comunitários. Luciano e Profa Fabiana irão detalhar metologia mais adiante. O mais importante, no momento, é promovermos a divulgação.

Participação no Hallel Vale 2016 - 26 e 27/11

A Comissão foi convidada, pelo segundo ano, a ajudar da gestão dos resíduos gerados pelo evento.
Carol, Karina, Duva, Fernanda e Marcos se colocaram a disposição para eleborarem um plano de resíduos. Luciano ficou de passar os contatos do evento para a Carol. Caritas irá participar com exposição de sofás.

Dia de oração do grupo e calendário de ações 2017

Fernanda comentou sobre os dia de espiritualidade agendada para o grupo, 09/10/2016.
Luciano ficou responsável de verificar uma nova data, em que possamos também usar do encontro para o planejamento das ações no próximo ano.

Ficar atentos:
- Possível formação sobre resíduos: paróquia São Sebastião
- Seminário Soluções para o Saneamento Rural
- Projeto Nascentes - possíveis plantios ainda este ano....
- Univap Fauna - continuidade de ações sobre a proteção da Fauna

Próxima reunião: 11/10/2016



Nenhum comentário:

Postar um comentário