terça-feira, 31 de maio de 2016

Relato / Ata da reunião do mês de Maio


Segue o relato / ata de nossa última reunião, dia 06/05, sexta-feira, no centro de pastoral diocesano (Catedral São Dimas):

Estiveram presentes: Luciano, Samuel, Alberto, Edson, Marba, Fernanda, Maiara, Karina e Juscelino.

1) Trabalho com as Cooperativas:

- Cáritas: 
Edson e Samuel deram o status sobre a retomada do curso de "Tapeçaria de estofados", junto a Caritas. A ideia é que o curso também trabalhe temas como cooperativismo e empreendedorismo. No próximo dia 17/05, às 9h, no auditório da SEMEA, será apresentada as propostas/modelos do curso para a administração da Caritas (qual o investimento necessário, quais os critérios de seleção, etc.) Enfim, eles precisam decidir isto. Imaginamos que a Caritas deve ser autônoma em relação a este processo. Nós apenas estamos propiciando a retomada, enquanto suporte para a retomada.

- Coopertech: 
Na próxima reunião com o clero, dia 24, o Pe. Edinei irá apresentar a proposta do projeto de coleta itinerante da coleta de resíduos eletrônicos nas paróquias. Já havia ficado decidido na reunião passado que o Clodoaldo, Josiel, Daniel e Karina irão se organizar para possibilitar a concretização do projeto. Carta anexa.

- São Vicente: 
A Cooperativa nos avisou que uma das faixas produzidas por nós, irá ficar com eles. As outras duas estão com o Paulo Penellupi para encaminharmos para ser usadas por outros eventos/cooperativas.
Taís está organizando uma tabela para saber quais as paróquias que hoje já coletam óleo e como quais podemos indicar que a coleta seja realizada pela Cooperativa São Vicente.
A Karina se responsabilizou em conversar com a coordenação das Festas Juninas do Asilo Santo Antônio e dos Vicentinos para saber se eles já realizam a separação correta dos resíduos durante seus eventos e como encaminhar este resíduos para as cooperativas.

2) Projeto de Extensão com a UNESP e continuidade das ações da CF durante o ano:
- Projeto Revitalização de Nascentes. Pe. Edinei enviará cartas para as paróquias ainda este semana, as convidando para participar do programa. 

Nascentes / Paróquias:

Nascente Senhorinha / Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Paróquia São Bento
Nascente Pararangaba / Paróquia São Vicente de Paulo
Nascente Jd. Satélite (Vidoca) / Paróquia Espírito Santo
Nascente Vista Verde (Alambari) / Paróquia Nossa Senhora da Soledade





- Tecnologias para o Saneamento Rural - 
Ainda não temos data marcada.
Iremos ajudar na divulgação nas paróquias rurais de São Francisco e Monteiro Lobato.
- Seminário Regional - Agosto
Ficarmos atentos com a proposta. Iremos discutir melhor nas próximas reuniões.
- Curso: Agentes Populares de EA para a Diocese - Segundo Semestre (pensar temas) - Unesp / Faculdade Católica / PUC Rio / Usp Piracicaba
Formataremos o curso para que o mesmo aconteça. Discutiremos melhor nas próximas reuniões.

3) Encontro para finalizarmos a Identidade e Missão do Grupo - Edson e Fernanda
Confirmamos a data de 22/05, das 8h às 13h30. Vamos todos nos encontrar no Estacionamento do Parque Santos Dumont (Av. Adhemar de Barros), às 7h30. 

4) Atividades para o mês em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente - Junho 
- No dia 05/06, dia Mundial do Meio Ambiente, haverá uma feira de Meio Ambiente no Parque Vicentina Aranha. Próximo a capela serão montadas 2 tendas. Uma para coleta de óleo de cozinha (Coop. São Vicente) e outra para coleta de resíduos eletrônicos (Coopertech). A paróquia São Dimas irá dará o aviso nas missas (já acertado) e o Luigi fará contato com a paróquia Sagrada Família para aumentarmos a divulgação.
- Mesa redonda - 1 ano da Encíclica "Laudato Si".
Confirmamos a mesa redonda para acontecer dentro do encontro das Pastorais Sociais, dia 18/06, das 17h30 às 18h30, na casa de retiros Monte Tabor. Participará desta mesa redonda o assessor da CNBB que está trabalhando com o novo documento sobre o papel dos leigos e leigas na Igreja, um representante nosso e mais uma especialista a ser convidado. Apesar deste encontro ser fechado, poderemos todos participar deste momento. Passarei mais informações com o aproximar do evento.

5) Apoio a proteção da Fauna Silvestre - Urbanova e São Francisco Xavier - Duva e Maiara
Maiara nos informou da necessidade de realizarmos um trabalho de EA por meio da paróquia, junto a comunidade do Urbanova. Ela e Duva estão acompanhando este trabalho e darão maiores informações com o andar desta pauta.

6) Produção da cartilha: EcoCidadania nas Paróquias.
A Julliane, jornalista voluntária desta nossa ação, nos dará suporte para progredirmos com esta demanda. A ideia e a termos pronta para o dia 01 de Setembro, Dia Mundial de Oração pela Criação.

Avisos:
Dia 11/05 - Palestra:  Ética, bioética e segurança do paciente. 
Esta palestra será realizada em São José dos Campos, no dia 11 de maio de 2016, das 19h30 até às 21h15, à Rua Paraná, 31, numa sala da Igreja Nossa Senhora das Graças, do bairro Vila Maria
Quem dará esta palestra é a Maria Beatriz, que está participando conosco da Comissão

Data da próxima reunião: 22 de Maio - Domingo - Nossa Formação!!!
Caso tenha esquecido de algum item ou tenham alguma alteração a fazer, por favor, comuniquem.
Abraço a todos!

Paz!!!

Luciano Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário