sábado, 6 de fevereiro de 2016

Descaso com o meio ambiente e a mineração torna São José dos Campos em Mariana

Nada de novo.
Barragem de lagoa de mineração se rompe, deixando a população sem água. Não, não é Mariana - MG ou outras cidades da bacia do Rio Doce. A população vitimada desta vez é São José dos Campos no Vale do Paraíba.

O acidente ambiental é em proporções muito menores, mas igual é o descaso com meio ambiente.
Ainda temos poucas informações sobre o que aconteceu. Não sabemos até quando faltará água e quais os impactos ambientais. A notícia nesta manhã de sábado de carnaval é que não há previsão para restabelecimento do serviço. Conforme noticiado do Portal G1, técnicos da Sabesp informam que os níveis de turbidez da água ainda estão muito altos, inviabilizando a distribuição.

Mas o que causou o rompimento desta barragem de mineração? Segundo a reportagem, a empresa mineradora “Rolando Comércio de Areia” depositava, irregularmente, os rejeitos da extração na cava de uma outra mineradora, que está com as atividades paralisadas, em processo de renovação de licença.

Ou seja, o dinheiro falou mais alto, mais uma vez. Afinal, "a mineração e a extração de areia não podem parar!"
Que sejam tomadas todas as medidas cabíveis. Legais e penais!

Estamos às vésperas da Campanha da Fraternidade Ecumênica, que terá como discussão o Saneamento Básico. O tema da Campanha é “Casa Comum, nossa responsabilidade” e o lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5, 24).

Próximo de 15/02, na Faculdade de Teologia, teremos a apresentação do Texto Base da Campanha e o Lançamento da Cartilha “O Saneamento Básico nos municípios da Diocese de São José dos Campos". Vamos discutir qualidade da água, tratamento de esgoto, geração e destinação de lixo, entre outras questões ambientais e seus impactos sociais.

Vamos nos mobilizar para provocarmos uma mudança em nossa sociedade. Qualidade de vida e sustentabilidade andam juntas. Chega de impunidade e descaso. A falta de cuidado com meio ambiente impacta diretamente nossas vidas. Até quando continuaremos com esta mesma postura?

Luciano Machado

Comissão Socioambiental da Diocese de São José dos Campos – 06/02/2015

4 comentários:

  1. ABSURDO! Espera-se que algo aconteça para DEPOIS fazer o que tem que ser feito. É sempre assim. Coisas de Brasil. Pela foto aérea, já dava pra saber que um dia aconteceria, mas e daí? Ainda não tinha acontecido mesmo... (Fui irônico de propósito)

    Carlos Sena
    Rádio Mensagem / Jovem Pan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Carlos!
      Muito previsível! Quantas outras cavas de areia existem no Vale na mesma situação? Abraço!

      Excluir
  2. http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2016/02/rompimento-de-barragem-em-sp-deixa-500-mil-pessoas-sem-agua.html

    ResponderExcluir
  3. http://m.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/02/1737566-rompimento-de-barragem-prejudica-abastecimento-em-sao-jose-dos-campos.shtml

    ResponderExcluir