terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Igrejas: aumenta violência em conflitos com mineradoras

Cidade do Vaticano (RV) – ‘Igrejas e Mineração’, rede ecumênica de comunidades cristãs ameaçadas por conflitos com companhias minerárias, escreveu uma carta pública aos bispos e pastores de suas Igrejas, manifestando sua preocupação pelo crescimento da violência e da criminalização de pessoas e comunidades que se posicionam criticamente ante a mineração na América Latina. A estas agressões, soma-se a nova estratégia das empresas de se aproximar à hierarquia das Igrejas.

"As mineradoras não conseguem demonstrar que suas operações são sustentáveis; suas práticas de responsabilidade social corporativa não resolvem os graves danos e violações provocados por suas atividades. Sua nova estratégia, portanto, está sendo buscar apoio de instituições críveis, para obter a confiança do povo. E dentre elas, estão as Igrejas”.
Assim, os líderes religiosos da rede “Igrejas e Mineração” esperam que os bispos e pastores não mantenham posições ‘neutras’ em relação aos conflitos. Reconhecendo a ‘imensa dignidade dos pobres’ (LS 158), a Igreja deve continuar assumindo seu grito e se posicionar ao lado dos pobres e em defesa da Criação.
Para a Rede, “é importante garantir o Consentimento Livre, Prévio e Informado de todas as comunidades que poderiam ser afetadas por um projeto extrativista, assim como o direito das mesmas de dizer ‘não’ à mineração”.
A carta pública também faz referência à denúncia formal apresentada pela Igreja, através do Departamento Justiça e Solidariedade do CELAM, à Comissão Interamericana de Direitos Humanos em março de 2015, em Washington. 
(CM)
Leia na íntegra (com áudio):

Nenhum comentário:

Postar um comentário