terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Artigo para o livreto das CEB´s - Diocese de São José dos Campos

Quaresma - Campanha da Fraternidade 2016
"Cuidando de nossa casa comum"

Este é o grande apelo do nosso querido Papa Francisco em sua Encíclica Laudato Si ("Louvado sejas"), fazendo referência ao canto de louvor de São Francisco, e trabalhando o tema: "Sobre o Cuidado da Casa Comum", que é a Terra com todos os seus habitantes.
Seguindo a linha do Ver - Julgar - Agir e Celebrar - o Papa Francisco aponta os grandes problemas e as consequências do modo de vida que estamos adotando. Entre eles o aquecimento global, potencializado pela ação humana, resultante da falta de cuidado com o meio ambiente.
O desequilíbrio do meio ambiente é uma consequência da ação desenfreada do ser humano sobre as florestas, as águas, o solo e todos outros bens que a mãe Terra nos oferece para serem cuidados. Esse desequilíbrio é ainda alavancado pela tecnologia, por uma inadequada economia descomprometida com os mais pobres e da falta de políticas econômicas igualitárias.
O Papa aponta o afastamento do pensamento humano quanto ao uso sustentável dos bens do nosso planeta Terra, especialmente o estilo de vida consumista, o crescimento da falta de esperança, da desigualdade social e, ainda, do crescimento da visão centrada no indivíduo e não no coletivo.
A Encíclica nos convida a mudarmos nossa maneira de viver. Precisamos viver de maneira mais sustentável, reduzindo a necessidade do consumo desnecessário. Esse modo consumista de vida tem gerado a exclusão dos mais pobres, especialmente quanto aos bens necessários à vida, como alimentação, saúde e, principalmente, a água.
Uma das propostas do mundo moderno é que tenhamos uma vida com o máximo de conforto, mas, para preservarmos os bens da Terra precisamos aprender a fazer algum sacrifício. Precisamos viver uma vida mais despojada e simples. Este é também um dos apelos do nosso Papa.
A Diocese de São José dos Campos, atenta a este apelo, instituiu a Comissão Socioambiental. Não é uma pastoral, mas servirá de apoio e referência às demais linhas pastorais da Diocese quanto à conservação da nossa Casa Comum.
Por isso esta Comissão, entre outros objetivos, visa auxiliar no processo de evangelização através de um olhar mais profundo nas questões sócio-político-econômico-ambientais. Deverá, também, dar apoio e suporte técnico às pastorais, movimentos e comunidades quanto às questões ambientais, para gerar uma conversão na consciência cristã mais aderente a estes aspectos.
O pensamento socioambientalista, nos convida a "pensar globalmente e agir localmente". Para isso precisamos agir também no nosso cotidiano. Todos devem avaliar suas ações individuais. Da mesma forma, também, como aquelas abrangendo as pessoas da sua família, da sua rua, da sua comunidade e/ou da sua paróquia e as realizadas num âmbito maior (cidade, estado, país).
É fundamental que cada um desenvolva uma consciência mais crítica do seu comodismo. E, a partir daí descobrir e adotar formas de como agir para cuidar da nossa comunidade local, com o objetivo permanente de melhorar o cuidado com nossa casa comum.
O tema da próxima Campanha da Fraternidade será "Casa Comum, nossa responsabilidade" e nos trará informações e reflexões sobre o "Saneamento Básico no Brasil".
Entre os temas serão discutidos o abastecimento de água potável, o esgotamento sanitário, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos, o controle de meios transmissores de doenças e a drenagem de águas pluviais.
E na vida das cidades de nossa Diocese, qual o nosso compromisso individual e coletivo com o saneamento básico? Qual a nossa responsabilidade com o lixo (orgânico e reciclável), a qualidade da nossa água potável, a coleta e tratamento de nossos esgotos, por exemplo? O que cada um de nós tem feito por isso? E qual a responsabilidade do poder público? Temos nos mobilizado para cobrar as autoridades, ao mesmo tempo, que damos exemplo individual a respeito?
A falta ou a inadequação na execução de qualquer um dos itens do saneamento básico, interfere de forma significativa na vida das pessoas, especialmente na vida das mais pobres e vulneráveis.
Comecemos a preparar nossos corações para a conversão para uma vida cada vez mais sustentável, no intuito de preservar nossa Casa Comum.

Comissão Socioambiental de São José dos Campos – Dezembro 2015

http://socioambiental-diocesesjc.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário